Agência Panafricana de Notícias

Senegal regista 14 casos de gripe A H1N1

Dakar- Senegal (PANA) -- O ministro senegalês da Saúde e Prevenção, Modou Diagne Fada, anunciou segunda-feira que o seu país acaba de registar pela primeira vez 14 casos de gripe A H1N1 confirmados pelo Instituto Pasteur de Dakar.
"Os nossos médicos acabam de registar 14 casos de gripe A H1N1 entre 4 e 5 de Fevereiro e estes 14 pacientes estão a ser tratados e estão agora em boa saúde", declarou Fada num briefing com a imprensa sobre a situação da doença.
Fada afirmou que dos 14 casos registados sete foram notificados em Pikine, no subúrbio de Dakar, seis em Diourbel (centro-oeste) e um em Touba, no centro do país.
O ministro senegalês da Saúde tranquilizou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) prometeu ajudar o seu país a obter doses importantes de vacinas daqui a Março.
Contudo, ele sublinhou que as autoridades estão vigilantes e que "a doença está sob controlo total do pessoal médico", exortando as populações a tomar medidas de higiene apropriadas para evitar a contaminação.
A gripa A H1N1, surgida em Março de 2009 no México, propagou-se rapidamente pelo mundo e ameaça, segundo a OMS, perto de 90 milhões de pessoas em África.
A África do Sul foi o primeiro país afectado pela doença no continente e concentra mais de 90 por cento dos casos.