Agência Panafricana de Notícias

Senegal reforça medidas contra coronavírus

Dakar, Senegal (PANA) – O Senegal suspendeu, a partir desta sexta-feira e até a 17 de abril próximo, a exploração de todos os voos de  e com destino aos seus aeroportos, com vista a impedir a propagação do coronavírus (Covid-19).

Esta medida não se aplica aos voos domésticos, aos voos cargueiros, às evacuações sanitárias e aos voos especiais autorizados depois do encerramento parcial do espaço aéreo do país.

O país suspendeu, quarta-feira passada, as suas ligações aéreas com alguns países afetados pela pandemia dos quais França, Itália,  Espanha, Portugal, Bélgica, Argélia e Tunísia.

"O Senegal considera hoje mais que nunca que não tem outra escolha senão adotar medidas drásticas que poderão definitivamente conter esta pandemia no nosso país, preservando a saúde e o bem-estar das populações”, indica um comunicado do Ministério do Turismo e Transportes Aéreos, divulgado quinta-feira, em Dakar.

O país registou quinta-feira dois novos casos de coronavírus, o que elevou para 38 o número total de pacientes registados desde a 2 março, três dos quais já curados.

O Governo criou um fundo de 64 biliões de francos CFA (105 milhões e 26 mil dólares americanos) para reforçar as capacidades do país com vista a fazer face à pandemia.

"Este fundo destina-se a apoiar os setores mais afetados", revelou quinta-feira à imprensa o ministro da Economia, Planeamento e Cooperação Internacional, Amadou Hott.

O Presidente da República, Macky Sall, proibiu no fim de semana passado todas as manifestações e decretou o encerramento das escolas e universitárias por três semanas, até 6 de abril.

Decidiu igualmente presidir a uma cerimónia simbólica, a 4 de abril  próximo, no lugar do habitual desfile civil e militar que marca o  aniversário da Independência do país alcançada em 1960.

Por seu turno, a Associação dos Imames e Oulémas do país suspendeu a grande oração coletiva de sexta-feira até nova ordem e convidou os seus membros a velar pelo respeito estrito das medidas de higiene nas mesquitas.

-0- PANA AAS/JSG/MAR/IZ 20março2020