Senegal recruta mil novos agentes da Polícia para melhorar segurança
Dakar, Senegal (PANA) – O Governo senegalês vai recrutar mil novos polícias e construir cerca de 50 novas Esquadras policiais, em todo o país, para reforçar e melhorar a segurança pública nacional, anunciou o ministro do Interior, Aly Ngouille Ndiaye.
"Vamos recrutar mil outros elementos antes do fim do ano, para melhorar a segurança. Hoje a Polícia está presente em 22 departamentos. Vamos reforçar a sua presença. Estamos a discutir com o Presidente da República sobre um plano de construção de infraestruturas”, afirmou Ndiaye diante da Assembleia Nacional na votação do orçamento do seu Ministério.
Ndiaye prometeu que a Polícia estará doravante presente em todos os 45 departamentos do país, nomeadamente a nível das zonas fronteiriças.
Desde 2012, o Presidente Macky Sall fez vários esforços em termos de efetivos e de materiais para as forças de defesa e de segurança, lembrou.
Há alguns meses, o Senegal conhece um recrudescimento da violência, que se traduziu, entre outros, por vários crimes, ao ponto de relançar o debate sobre o restabelecimento da pena de morte, abolida em dezembro de 2004.
Em maio passado, o Presidente Sall sublinhou, em Conselho de Minitros, o imperativo de reforçar a segurança dos bens e das pessoas e anunciou a organização de um Conselho Presidencial consagrado à luta contra a insegurança.
Exortou o Governo a aplicar « rigorosamente » as medidas de segurança com o uso racional das forças de segurança.
-0- PANA AAS/JSG/SOC/MAR/IZ 03dez2019