Senegal receia segunda vaga de contaminações da covid-19
Dakar, Senegal (PANA) – O Senegal assiste a um novo aumento dos casos de coronavírus, o que faz recear uma segunda vaga de contaminações, depois de o país apresentar recentemente uma tendência em baixa, constatou a PANA.
Nesta sexta-feira, durante o seu briefing diário com a imprensa, o Ministério da Saúde e Ação Social anunciou 80 novos casos de coronavírus confirmados por testes realizados em mil e 54 amostras contra 44 casos do dia anterior.
O Ministério anunciou igualmente um novo óbito ligado ao coronavírus, que eleva para 335 o número total de pacientes que sucumbiram à pandemia desde seu aparecimento, no país, a 02 de março.
Mas o que mais preocupa os responsáveis da luta contra a pandemia é a amplitude dos casos comunitários.
Dos novos 80 casos detetados quinta-feira, 47 são de transmissão comunitária, contra 33 casos de contactos.
Esta situação parece estar ligada a um abrandamento na aplicação das medidas preventivas recomendadas e pode levar as autoridades estaduais a endurecer os controlo.
Além disso, 10 pacientes testaram negativo e foram declarados curados, segundo o Ministério da Saúde, que indicou que 253 outros ainda estavam em tratamento, incluindo sete em estado grave, necessitando de cuidados nos serviços reanimação.
O Ministério lembrou igualmente que, até ao momento, o Senegal registou 16 mil 297 casos positivos, incluindo 15.707 curas e 336 mortes.
-0- PANA JSG/MAR/IZ 04dez2020