Agência Panafricana de Notícias

Senegal quer produzir 75 mil toneladas de hortícolas em 2015

Dakar- Senegal (PANA) -- O Senegal pretende elevar a sua produção hortícola para 75 mil toneladas em 2015, anunciou quarta-feira em Dakar o secretário permanente para a Estratégia de Crescimento Acelerado (SCA), Ibrahima Wade.
Em 10 anos, a produção hortícola do Senegal realizou um progresso prodigioso passando de mil toneladas em 2000 para 35 mil toneladas em 2010, disse Wade, à margem da cerimónia de encerramento da assembleia constitutiva do Quadro Federador dos Atores do Setor hortícola.
A seu ver, esta melhoria explica a vontade do Estado senegalês de promover a SCA no setor da horticultura, a fim de elevar esta produção para 50 mil toneladas em 2012 e 75 mil toneladas em 2015.
Wade indicou que um plano de ação, estimado em sete biliões de francos CFA (mais de 14 milhões de dólares americanos) já foi submetido ao Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para se alcançar este objetivo.
Várias decisões importantes foram também tomadas por alguns serviços nacionais para acompanhar o Governo senegalês nesta visão.
Assim sendo, segundo Wade, o diretor-geral do Porto Autónomo de Dakar (PAD) assumiu o compromisso de diminuir para mais de 25 porcento o imposto portuário para produtos hortícolas.
Ele falou igualmente da Empresa de Distribuição de Água (SDE) que decidiu diminuir o preço da água para os horticultores em 2011.