Agência Panafricana de Notícias

Senegal prepara Festival Mundial das Artes Negras

Dakar- Senegal (PANA) -- O Senegal vai iniciar na próxima semana a fase prática da preparação do terceiro Festival Mundial das Artes Negras (FESMAN III) previsto para 1 a 14 de Dezembro próximo em Dakar, indicou terça-feira à noite o secretário permanente da Comissão Nacional do evento, Abdoulaye Racine Senghor.
Senghor, que falava durante uma conferência de imprensa em Dakar, declarou que comissões técnicas vão iniciar na próxima semana em todo o país a procura de talentos que devem desembocar na selecção dos artistas que participarão em nome do Senegal.
Falando na presença do director do gabinete do ministro senegalês da Cultura, Lamine Seydi, e dos presidentes de algumas das comissões técnicas, Senghor indicou que o Senegal já instalou 10 comissões técnicas que têm por objectivo coordenar todas as actividades preparatórias do festival.
Declarou que estas comissões já elaboraram os seus critérios de selecção, de organização, de treino e de avaliação do trabalho a fazer.
Segundo ele, estas selecções previstas em todas as regiões do país inscrevem-se num "programa muito vasto de animação que abarcam diversos domínios da criação artística".
No quadro da instauração do Festival, o Ministério da Cultura prevê criar em 11 das 14 capitais regionais do país espaços denominados "Fespenc", espécie de teatros de luxo equipados de material técnico para acolher diversas manifestações culturais.
"Além disso, jovens das regiões escolhidas serão formados para a utilização e a conservação do material técnico que será instaurado nestes espaços", acrescentou Senghor, igualmente director das Artes no Ministério senegalês da Cultura.
A Comissão Nacional do FESMAN III é presidida pelo ministro da Cultura, Património Histórico Classificado, Línguas Nacionais e Francofonia, Mame Birame Diouf.
A primeira edição do FESMAN foi organizada em Dakar, de 1 a 24 de Abril de 1966, sob o tema: "Significação da Arte Negra na Vida do Povo e para o Povo", enquanto a última decorreu em Lagos, na Nigéria, de 15 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 1977 sob o tema : "Civilização Negra e Educação".
O Brasil é o convidado de honra da terceira edição, organizada por iniciativa do Presidente senegalês, Abdoulaye Wade.