Agência Panafricana de Notícias

Senegal ordena suspensão de voos de Brussels Airlines

Paris, França (PANA) – As autoridades senegalesas ordenaram à Brussels Airlines para suspender os seus voos a partir da sua capital, Dakar, para Banjul (Gâmbia), Conakry (Guiné) e Freetown (Serra Leoa), revelou quarta-feira à PANA uma fonte da companhia aérea belga na capital francesa.

Segundo a fonte, a Brussels Airlines já não pode garantir o trânsito dos seus passageiros para as três capitais africanas a partir de Dakar.

« É uma instrução formal com efeito imediato. Nós pensamos que a decisão foi tomada para permitir à Sénégal Airlines recuperar este tráfego. O problema é que a nova companhia ainda não iniciou as suas atividades enquanto nós temos uma forte procura para Banjul, Conakry e Freetown », prosseguiu o responsável da Brussels Airlines.

Ele indicou, por outro lado, que a companhia aérea belga tentava obter o levantamento da interdição em canais diplomáticos.

« Parece que a medida só pode ser levantada pelo ministro dos Transportes, Karim Wade. Por enquanto, as nossas iniciativas não deram resultados. Mas nós estamos esperançados de retomar a ligação a estas três capitais », acrescentou.

Lançada com o apoio da companhia aérea alemã Lufthansa, a Brussels Airlines garante ligação às principais capitais da África Ocidental e Central como Abidjan (Côte d'Ivoire), Dakar (Senegal), Lomé (Togo), Kinshasa (RD Congo), Kigali (Ruanda) e Bujumbura (Burundi).

A nova companhia aérea senegalesa, Sénégal Airlines, deve iniciar os seus voos a 25 de janeiro próximo e as primeiras duas aeronaves devem ser apresentadas esta quarta-feira na capital senegalesa ao Presidente Abdoulaye Wade.

-0- PANA SEI/JSG/FK/TON 19jan2011