Dakar, Senegal (PANA) - O tratamento por quimioterapia dos câncros femininos será gratuito em todas as estruturas de saúde públicas do Senegal, a partir de 1 de outubro próximo, anuncia um comunicado do Conselho de Ministros transmitido quinta-feira à PANA, em Dakar.
Esta medida abrange particularmente os câncros do colo do útero e da mama que constituem, no Senegal, a segunda e terceira causas de falecimento nas mulheres, depois do do figado.
"Trata-se de uma medida de alto alcance social e sanitário, a favor da mulher senegalesa”, revela o Governo que satisfaz assim um antigo pedido da Liga Senegalesa contra o Câncro (LISCA).
No quadro do reforço da assistência dos diferentes câncros femininos, o Governo assinou recentemente com a República da Coreia um financiamento relativo à construção do Centro Nacional de Oncologia de Diamniadio, a cerca de 30 quilómetros no leste de Dakar.
Há um ano, o Estado do Senegal introduziu a vacina contra o câncro do colo do útero no Programa Alargado da Vacina (PEV) e tenciona vacinar anualmente contra esta doença 95 mil crianças de nove anos de idade.
-0- PANA AAS/TBM/MAR/IZ 20set2019