Senegal novo campeão da UFOA
Thiès, Senegal (Pana) - O Senegal é o novo campeão da União das Federações de Futebol da África Ocidental (UFOA) ao derrotar o Gana, que detinha o troféu há dois anos, no Estádio Lat-Dior de Thiès, segunda capital senegalesa.
A equipa treinada pelo técnico Serigne Saliou Dia teve de usar os penaltes (3-1) para superar os Ganenses, que dominaram todo o primeiro tempo.
Os Senegaleses acreditaram na sua vitória e conseguiram levar os campeões em título para o prolongamento. E eles acharam que tinham feito o essencial ao abrir o placard com Youssouph M. Badji, aos 107 minutos, mas a alegria foi de curta duração, já que, dois minutos depois, Emmanuel Yamfi marcou o golo de empate.
Na marcação das grandes penalidades, os Senegaleses foram muito mais habilidosos, acertando nas três primeiras tentativas de Madické Kane, Abdoulaye Bâ e Babacar Diop, quando os Ganenses apenas marcaram em uma das suas quatro primeiras tentativas.
O Senegal ultrapassou assim o Gana e embolsou o bónus de 58 milhões de francos CFA ao mesmo tempo, enquanto os derrotados deverão consolar-se com um envelope de 29 milhões de francos CFA.
Este torneio reuniu os oito países da Zona Oeste A (Senegal, Mali, Guiné-Conakry, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Mauritânia, Gâmbia e Serra Leoa) e os oito da Zona Oeste B (Gana, Libéria, Côte d’Ivoire, Burkina Fasso, Togo, Benin, Níger e Nigéria), desde 28 de setembro no Estádio Lat-Dior, em Thiès.
-0- PANA BKN/TBM/CJB/IZ 14out2019