Senegal no grupo "a priori acessìvel" para Mundial de futebol Júnior de 2023
Dakar, Senegal (PANA) - O Senegal, campeão africano de futebol dos Sub-20 pela primeira vez na sua história em fevereiro último, no final do Campeonato Africano das Nações (CAN Júnior decorrido no Egito, herdou um grupo a priori acessível no sorteio da 23.ª edição do Mundial da categoria a ser disputado de 20 de maio a 11 de junho próximo na Argentina.
O Senegal treinado por Malick Daf, estão alojados no grupo C com a Colômbia, o Japão e Israel.
Para os três outros representantes, o sorteio realizado sexta-feira última em Zurique (Suíça) não foi muito clemente, sobretudo para a Nigéria, classificada no terceiro lugar do último CAN dos Sub-20, que pertence ao Grupo D, com a Itália, o Brasil, além da República Dominicana, já qualificada neste "grupo da morte".
A Gâmbia, vice-campeã de África atrás do Senegal, também enfrentará um peso pesado no grupo F com a França, sagrada campeã em 2013, a dura Coreia do Sul, finalista derotada da última edição, além de Honduras.
A Tunísia, que tinha acabado no pódio africano, terá também de lutar para sair do seu grupo composto pela Inglaterra, pelo Uruguai e pelo Iraque.
Esta 23.ª edição do Mundial Júnior de Futebol deveria inicialmente ser jogada na Indonésia, mas a Federação Internacional de Futebol (FIFA) teve de retirar a este país asiático, maioritariamente muçulmano, os direitos de organização por se ter recusado a acolher Israel no seu território.
Foi a Argentina, "país que respira o futebol", segundo Gianni Infantino, presidente da FIFA, que foi escolhida para a substituir.
Uma inspeção recente a vários estádios e instalações associadas confirmou que o país de Diego Maradona (Argrntina) já está pronto para a festa, e, segundo o prognóstico de Infantino, "será uma fonte formidável de inspiração para as estrelas de amanhã."
-0- PANA BKN/IS/SOC/DIM/DD 21abril2023