Agência Panafricana de Notícias

Senegal justifica retenção de SG da FIDH por falta de visto

Dakar, Senegal (PANA) – O secretário-geral da Federação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (FIDH), Paul Nsapu Mukulu, foi impedido de entrar no Senegal por falta de visto, anunciou um comunicado do Ministério do Interior transmitido sexta-feira à noite à PANA.

Segundo o comunicado, Paul Nsapu Mukulu, cidadão da República Democrática do Congo, "não preencheu as condições para entrar no Senegal".

«O Ministério do Interior foi informado do recurso à imprensa pelas organizações dos direitos humanos a propósito da recusa de entrada no território nacional a Paul Nsapu Mukulu da FIDH chegado no aeroporto Léopold Sédar Senghor quinta-feira. Ele, que é titular de um passaporte azul emitido pelas autoridades belgas em nome do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), está sujeito a visto de entrada no Senegal", explica o comunicado.

Ele precisa que um pedido de visto formulado pela presidente da FIDH a favor de Mukulu foi registado a 25 de outubro e imputado a 26 de outubro ao serviço competente, mas antes de qualquer resposta das autoridades senegalesas ele desembarcou em Dakar.

"Não preenchendo as condições de entrada, foi, em conformidade com a lei, bloqueado no aeroporto pelos funcionários da imigração com vista do seu repatriamento para o seu aeroporto de embarque", justifica o comunicado, acrescentando que se trata "de um procedimento regular, aplicado em todos os aeroportos do mundo aos viajantes que não preenchem as condições de entrada nos países de destino".

-0- PANA SIL/JSG/CJB/TON 29out2011