Agência Panafricana de Notícias

Senegal instala unidade de montagem de lâmpadas de baixo consumo

Dakar- Senegal (PANA) -- O Governo senegalês, em parceria com industriais coreanos, prevê instalar até finais de 2010, uma unidade de montagem de Lâmpadas de Baixo Consumo (LBC) em Dakar para satisfazer as necessidades do país e da sub-região, anunciou quarta-feira o director-geral da Empresa Nacional de Electricidade do Senegal (SENELEC), Seydina Kâne.
Seydina Kâne falava por ocasião da abertura na capital senegalesa dum seminário de três dias sobre "Os Desafios Económicas e Ambientais e os Obstáculos da Utilização das LBC no Senegal".
Segundo ele, este projecto intervém depois de inquéritos levados a cabo no Senegal e em alguns países que iniciaram a utilização das LBC e cujas conclusões permitiram escolher a experiência coreana.
O projecto entra no quadro do programa senegalês de economia de energia lançado em Fevereiro de 2009 pelo Presidente Abdoulaye Wade, cujo objectivo é substituir três milhões e 500 mil lâmpadas incandescentes por LBC num período de dois anos para um custo total estimado em oito biliões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 490 francos CFA).
As autoridades justificam esta escolha pelo custo elevado da produção e da comercialização da energia eléctrica, bem como pela redução dos gazes com efeito de estufa.
Na sexta-feira passada, 550 mil LBC provenientes da Coreia foram recebidas pelo Ministério da Energia.
Elas são destinadas a abastecer o subúrbio de Dakar e os locais de culto, indicou o director-geral da SENELEC.
Ele tranquilizou que os riscos de contrafacção serão controlados porque as etiquetas da SENELEC e do Estado do Senegal estarão visíveis nas lâmpadas.