Senegal inicia tratamento extra-hospitalar de covid-19
Dakar, Senegal (PANA) – O Senegal iniciou quinta-feira tratamentos extra-hospitalares para os pacientes da covid-19, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Saúde e Ação Social.
O tratamento abrange qualquer pessoa testada positiva à covid-19, com mais de 50 anos de idade e que não sofra de nenhuma outra doença crónica nem apresente nenhum sintoma da doença, segundo a diretora-geral da Saúde, Marie Khemesse Ngom Ndiaye.
Falando durante um briefing diário com a imprensa sobre a evolução da doença a nível nacional, Ndiaye revelou que este tratamento extra-hospitalar é feito por um pessoal médico e decorre em todas as estruturas de acolhimento instaladas para esse efeito.
"Qualquer pessoa que não responda aos critérios indicados é tratada nas estruturas de saúde vocacionadas”, acrescentou.
Ndiaye lembrou que o Ministério da Saúde e Ação Social exorta a população a respeitar estritamente as medidas de prevenção coletivas e individuais.
O Senegal registou 59 novos casos positivos à covid-19 saídos de 872 testes, uma taxa de positividade de 6,76 por cento.
Os novos casos são de 52 casos-contactos e sete de transmissão comunitária, quer dizer contaminações cuja origem é desconhecida.
Além disso, 49 pacientes tiveram teste de controlo negativos e foram declarados curados, enquanto sete casos graves estão atualmente internados nos serviços de reanimação do Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Fann e no Hospital Principal, em Dakar
Assim, desde o início da pandemia, o Senegal registou, no total, mil e 551 casos confirmados de coronavírus, 611 recuperações, 13 mortes, um evacuado e 926 pacientes ainda em tratamento.
-0- PANA AAS/BEH/MAR/IZ 08maio2020