Dakar, Senegal (PANA) - A equipa nacional masculina senegalesa de basquetebol, que persegue um título continental desde 1997, estreia-se esta quarta-feira contra o Uganda na edição deste ano do Afrobasket, a decorrer desde terça-feira em Kigali, no Rwanda.
Alojados no grupo D, ao lado dos Camarões e do Sudão do Sul, os "Leões" senegaleses começam a sua campanha pela reconquista do título sob o comando do antigo internacional Boniface Ndong.
Segundo o técnico, a equipa senegalesa foi rejuvenescida, mas manteve alguns dos seus efetivos tradicionais como Gorgui Sy Dieng, que será a figura de proa.
Na terça-feira, primeira jornada do torneio, os Grupos A e B lançaram o debate, com os campeões em título, Tunísia, a enviar um sinal forte e a demonstrar, diante da Guiné-Conakry (82-46), que não será fácil privá-los do seu título.
No outro jogo do Grupo B, o Egito também anunciou a "cor" ao vencer a República Centro-Africana por 72-56.
O Rwanda também entrou em força no Grupo A. Sob o olhar do seu Presidente, Paul Kagamé, os "Amavubi" superaram a RD Congo no Grupo A (82-68).
Mas o facto do dia foi certamente a vitória de Cabo Verde (Grupo A) no duelo de lusófonos que o opôs a Angola, a equipa mais titulada em África (77-71).
-0- PANA BKN/JSG/DIM/IZ 25ago2021