Senegal envia avião a Cabo Verde para repatriar sobreviventes de barco à deriva
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um avião militar senegalês já se encontra na ilha cabo-verdiana do Sal para proceder ao repatriamento das 38 pessoas daquele país encontradas em 14 de agosto numa embarcação à deriva, apurou a PANA, no fim de semana passado, de fonte segura.
Num comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) de Cabo Verde anunciou que a viagem de regresso dos sobreviventes da tragédia que custou a vida a mais de metade das 101 pessoas que se encontravam a bordo da piroga, está prevista ainda para esta semana.
De acordo com a mesma fonte, os migrantes foram ouvidos “em tribunal no dia 17 de agosto” e “depois de interrogados” foram encaminhados para “um centro temporário” onde receberam apoio alimentar e médico, enquanto aguardam o repatriamento para o seu pai de origem.
A piroga, que se encontrava à deriva quando foi encontrada por um barco de pesca espanhol ao largo da ilha do Sal, partiu em 10 de julho com 101 pessoas de uma comunidade costeira do norte do Senegal com o objectivo de chegar à Europa, através das ilhas Canárias.
Do total de passageiros que embarcaram nessa aventura, 56 morreram antes da embarcação ser socorrida pelo baco espanhol. Conforme o relato dos sobreviventes, essas pessoas morreram à fome e os corpos tiveram de ser atirados à água, após um mês perdidos no mar.
Outros sete corpos foram recuperados, juntamente com os 38 sobreviventes.
O caso é um dos mais recentes numa onda de tentativas de travessia do Atlântico a partir da costa ocidental africana.
0 – PANA – CS/MAR22 agosto 2023