Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses no Estrangeiro anunciou terça-feira o encerramento temporário dos Consulados Gerais do Senegal no Exterior, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado de imprensa publicado terça-feira última, a titular desta pasta, Aissata Tall Sall, explicou que “esta medida cautelar surge na sequência de uma série de ataques perpetrados recentemente contra as missões diplomáticas e consulares do Senegal no estrangeiro, nomeadamente em Paris, Bordéus (ambas cidades francesas), Milão (Itália) e Nova Iorque (Estados Unidos)".
"Estes actos causaram graves prejuízos, nomeadamente no Consulado-Geral do Senegal em Milão, onde foi destruída uma maquina de produção de passaportes e bilhetes de identidade nacionais", lamentou.
Manifestando a sua pena pelos transtornos que este encerramento temporário possa causar aos utentes, a governante garantiu que o serviço será retomado assim que as condições materiais e de segurança o permitirem.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 07junho2023