Senegal e Reino Unido reforçam cooperação bilateral
Dakar, Senegal (PANA) – O Senegal e o Reino Unido assinaram segunda-feira em Dakar, um programa de cooperação destinado a dinamizar e reforçar as relações bilaterais entre as duas partes que datam do início dos anos de 1960.
O documento foi rubricado pelo ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Amadou Bâ, e pelo seu homólogo britânico, Jeremy Hunt, na presença dos ministros senegalês das Energias e Petróleo, Mouhamadou Mactar Cissé, e do Ensino Superior, Cheikh Oumar Hann, bem como dos membros da delegação britânica.
Na ocasião, o chefe da diplomacia senegalesa dos Negócios Estrangeiros sublinhou a necessidade de reforçar o quadro jurídico da cooperação entre as duas partes para o adaptar às suas preocupações prioritárias.
"É por isso, congratulamo-nos hoje com a assinatura deste ambicioso programa para reforçarmos a parceria à altura das nossas excelentes relações”, regozijou-se.
"Esperamos que estes instrumentos abram uma época de cooperação mais dinâmica e mutuamente benéfica para aumentar os fluxos de trocas comerciais e de investimentos diretos, suscetíveis de aumentar a produtividade e ajudar para uma transformação estrutural do nosso sistema”, indicou Bâ, saudando os “progressos significativos da cooperação”.
Indicou que o Reino Unido é um parceiro estratégico do Senegal, nomeadamente no domínio comercial, defendendo o aprofundamento da sua cooperação e o seu alargamento nos setores dos hidrocarbonetos, tecnologias financeiras e do turismo.
Por sua vez, o chefe da diplomacia britânica saudou relações entre as duas partes e sublinhou a sua vontade de trabalhar para as reforçar e desenvolver.
"Somos um dos maiores investidores no Senegal e vamos continuar neste sentido", prometeu Hunt.
-0- PANA AAS/IS/MAR/DD 29abril2019