Agência Panafricana de Notícias

Senegal e Mauritânia reforçam cooperação em matéria de segurança transfronteiriça

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Mauritânia e o Senegal deidiram criar mecanismos para enfrentar novas ameaças de segurança transfronteiriça, segundo um comunicado divulgado quarta-feira à noite wem Nouakchott.

O comunicado foi publicado no termo de uma visita de dois dias a Nouakchott do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Senegalesas, o general Mamadou Sow, em resposta a um convite do seu homólogo mauritano, o general Mohamed Cheikh Ould Mohamed Ahmed.

No quadro da luta contra as novas ameaças terroristas e o crime transfronteiriço, "as forças armadas dos dois países vão proceder a uma troca de informações e de perícias, reforçar o controlo das fronteiras com patrulhas e dos pontos de passagem, melhorar a controlo do tráfico fluvial e marítimo mediante uma cooperação acrescida entre as forças navais", lê-se no texto.

A Mauritânia está confrontada com o terrorismo islamita há uma dezena de anos e o Senegal está sob a ameaça do mesmo flagelo, segundo um relatório sub-regional divulgado ultimamente.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/DD 23maiO2013