Senegal e Canadá assinam Memorando sobre Jogos Olímpicos de 2022
Dakar, Senegal (PANA) - O Senegal e o Canadá assinaram quarta-feira, em Dakar, um Memorando de Entendimento no quadro dos preparativos para os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) a decorrer em 2022, na capital senegalesa.
Pouco mais de dois anos antes deste evento mundial, que decorrerá pela primeira vez em solo africano, o Senegal pretende assumir o duplo desafio da organização e participação.
Para isso, recebeu o apoio do Canadá, que prometeu "partilhar a sua experiênça e seus conhecimentos na organização de eventos desportivos de alcance internacional", como lembrou o ministro senegalês do Desporto, Matar Bâ, no final da cerimónia.
O Comité Nacional Olímpico e Desportivo Senegalês (CNOSS) e a sua cogénere canadiana, signatários do protocolo, já haviam iniciado negociações há algum tempo em Lausanne, na Suíça.
O protocolo abrange o desenvolvimento do atleta, as partilhas de conhecimentos técnicos, treino, apoio e construção de instalações desportivas.
A cerimónia ocorreu na presença do primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau, em visita oficial ao Senegal desde terça-feira.
Com este apoio substancial do Canadá, o Senegal espera enfrentar o seu desafio de estar pronto pelo menos seis meses antes do início das competições.
Isto significa obter a máxima mobilização das três cidades chamadas a acolher os jogos (Dakar, Diamniadio e Saly), concluir a construção da aldeia olímpica, encontrar respostas adequadas às questões relacionadas com a segurança e a cobertura sanitária dos "olímpicos", garantir o necessário para a mobilidade dos participantes, hotéis, entretenimento e intercâmbios.
Este é um compromisso ambicioso, mas que o Senegal espera ter sucesso como no caso da construção do estádio Olímpico de Diamniadio com capacidade para 50 mil lugares, cuja primeira pedra será lançada a 20 de fevereiro corrente.
-0- PANA BKN/DIM/IZ 13fev2020