Agência Panafricana de Notícias

Senegal discarta testagem em massa do Covid-19

Dakar, Senegal (PANA) – A testagem em massa não está na ordem do dia, no Senegal, declarou, segunda-feira, em Dakar, o diretor do Centro das Operações de Emergências Sanitárias, Abdoulaye Boussa, indicando que o país conhece uma fase ascendente do coronavírus (covid-19).

"Vamos continuar a testar as pessoas que apresentam sintomas da doença e os seus próximos”, disse durante o briefing diário com a imprensa do Ministériod a Saúde e Ação Social sobre a evolução da pandemia.

Segundo ele, desde a data do aparecimento da doença no Senegal, a 02 de março último, 11 mil e 302 testes de laboratório foram feitos dos quais 10 mil e 300 pelo Instituto Pasteur de Dakar.

Indicou que a idade média dos pacientes é entre 34 e 84 enquanto o das nove pessoas falecidas da doença é 69 anos.

Boussa deplorou a falta de observância "estrita" das medidas de higiene individual e coletiva, nomeadamente o distanciamento social e o uso de máscaras.

O Senegal totalizou, esta segunda-feira 64 novos casos saídos de 677 testes, o que eleva para 736 o número de pacientes registados no país, desde 02 de março dos quais nove mortes e uma pessoa evacuada para o seu país de origem.

Os novos casos são compostos por 50 contactos seguidos pelos serviços do Ministério da Saúde e Ação Social e 14 casos de transmissão comunitária dos quais seis, em Touba, uma cidade do centro do país, que se tornou no foco dos casos comunitários.

Atualmente, 443 pacientes estão em tratamento nas diferentes estruturas sanitárias do país dos quais um caso grave, enquanto 284 pacientes foram curados desde o início da pandemia.

-0- PANA AAS/IS/MAR 27abril2020