Agência Panafricana de Notícias

Senegal defende boa governação universitária em África

Dakar- Senegal (PANA)-- O reitor da Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar, Abdou Salam Sall, defendeu segunda- feira a boa governação das universidades africanas, afirmando que se trata duma "exigência" para o desenvolvimento do continente.
Sall falava durante a cerimónia de abertura dum seminário no quadro da conferência sobre o desenvolvimento da boa governação universitária, iniciada em Janeiro de 2009 entre a Associação Catalunha das Universidades Públicas (ACUP) e cinco universidades africanas, das quais a de Dakar.
Este projecto denominado Programa de Desenvolvimento Institucional e Formação em Gestão Universitária (DIGU) é uma iniciativa que visa reforçar as capacidades institucionais de cinco universidades africanas que são as de Dakar, de Maputo (Moçambique), de Yaoundé (Camarões), de Antananarivo (Madagáscar) e de Malabo (Guiné-Equatorial).
O seu objectivo é encorajar a troca de experiências bem como a formação e o reforço das capacidades profissionais do pessoal de direcção e dos administradores das universidades africanas.
Durante este ano, estas cinco universidades, em colaboração com as oito universidades catalunhas que agrupa a ACUP, realizaram seminários para identificar as respectivas necessidades.
"O seminário de Dakar, que vai durar três dias, "será a oportunidade para identificar todas estas necessidades a fim de determinar projectos de formação em diversos domínios", subilnhou o director da Cooperação da Universidade de Dakar, Alioune Dièye.
Durante este atelier, representantes da ACUP e das cinco universidades africanas balancearão o programa e assinarão uma convenção-quadro visando projectar a colaboração para o futuro nos domínios da formação, pesquisa e gestão universitária.
Vários projectos de colaboração específicos serão igualmente definidos nessa ocasião.