Agência Panafricana de Notícias

Senegal convoca embaixador dos Estados Unidos

Dakar, Senegal (PANA) – O ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Madické Niang, convocou terça-feira o embaixador dos Estados Unidos no Senegal, Lewis Lukens, na sequência dos seus comentários sobre a candidatura do Presidente Abdoulaye Wade às eleições presidenciais de 26 de fevereiro, soube a PANA de fonte oficial em Dakar.

Terça-feira, Lewis Lukens, citado pela imprensa local, disse que a candidatura do Presidente Abdoulaye Wade para um terceiro mandato ameaçaria a estabilidade do país.

Estas declarações atribuídas ao diplomata americano surgem na sequência do apelo lançado pela Administração do Presidente Barack Obama para uma "alternância geracional" no Senegal.

«A atitude digna dum chefe de Estado seria deixar o lugar à próxima geração», declarou à imprensa a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland.

Desde a validação da candidatura do Presidente Wade pelo Conselho Constitucional, a 27 de janeiro, o Senegal está a ser abalado por manifestações de contestação que causaram a morte de pelo menos cinco pessoas no país, incluindo um polícia, um estudante e uma idosa.

O Presidente cessante, eleito em 2000 e reeleito em 2007 para um mandato de cinco anos, acusa a oposição de ser a principal responsável por estes mortos.

Wade candidatou-se para mais um mandato que a oposição e a sociedade civil qualificam de ilegal, visto que a Constituição limita a dois o mandato presidencial.

Todavia, o Presidente cessante alega que a nova Constituição revista em 2001 lhe autoriza candidatar-se para um novo mandato, levando a oposição e a sociedade civil a contestar a sua candidatura com marchas violentamente reprimidadas pela Polícia.

-0- PANA SIL/JSG/CJB/TON 08fev2012