Senegal convidado de honra de 2.º Salão Internacional de Artesanato do Mali
Bamako, Mali (PANA) – O Senegal será o convidado de honra da segunda edição do Salão Internacional do Artesanato do Mali (SIAMA), a decorrer de 7 a 19 de novembro próximo em Bamako, com a participação duma dezena de países, anunciou o ministério maliano do Artesanato e Turismo.
Esta segunda edição do SIAMA será colocada sob a presidência do chefe do Estado maliano, Ibrahim Boubacar Keita, sob o lema “Acesso de Artesões aos Mercados Públicos, Fatores de Desenvolvimento do Setor do Artesanato e de Redução da Pobreza”.
A primeira edição foi organizada em 2017 pelo Departamento do Artesanato e Turismo, ao passo que a segunda foi confiada à Assembleia Permanente das Câmaras de Profissões do Mali (APCMM) e às Organizações Profissionais de Artesões (OPA).
Segundo o ministério do Artesanato e Turismo, o Presidente senegalês, Macky Sall, estará em Bamako para o evento, sendo que o seu país é o convidado de honra.
"O Senegal, este país irmão com o qual partilhamos laços de história, mas também com grandes organizações sub-regionais, tem também uma perícia revelada na realização de grandes salões e de outros grandes encontros”, indicaram organizadores do evento.
Delegados de outros países, como a Argélia, o Benin, o Burkina Faso, a Mauritânia, o Níger e o Togo, são igualmente esperados.
"A criação do SIAMA permitirá ao nosso país criar um equilíbrio social no setor artesanal, criador de empregos e que utiliza mais de 46 por cento da população ativa”, declarou recentemente a ministra maliana do Artesanato e Turismo, Nana Walet Intalou, durante uma reunião com artesões malianos.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 25out2019