Agência Panafricana de Notícias

Senegal convidado a consolidar campanha para educação de qualidade em 2015

Dakar, Senegal (PANA) – A Coligação das Organizações em Sinergia para a Defesa da Educação Pública (COSYDEP), ponto focal da Campanha Mundial para a Educação (CME), convidou o Governo senegalês a consolidar as dinâmicas de confiança dos atores do sistema educativo nacional para atingir os Objetivos da Educação de Qualidade para Todos (EQPT) em 2015, indica num comunicado publicado segunda-feira em Dakar. .

A COSYDEP revela que sinais precursores duma nova crise na escola pública aumentam sem que os problemas de base não sejam resolvidos com a devida responsabilidade, de acordo com a fonte.

"Professores honram corretamente seus compromissos de promover uma educação de qualidade para as crianças, sem em contrapartida receber a sua remuneração a tempo, o que os obriga a perderem tempo e energia a reclamar pelo seu salário ou a encontrar paliativos para satisfazer as suas próprias necessidades e as das suas famílias", indica o texto.

As greves e perturbações que isto provoca podem certamente ser evitadas, na medida em que as autoridades estatais dizem que não se trata de modo nenhum dum problema de cobertura salarial, segundo a COSYDEP que acrescenta que são questões de planificação e organização, onde a administração acumulou bastante experiência para contornar bloqueios ligados a questões sensíveis.

"Como deixar prosperar tais situações e esperar um diálogo social sincero e uma consolidação eficaz dos ensinos e aprendizagens ?", interroga-se a coligação antes de indicar que as consequências da situação atual são bem conhecidas em termos de redução dos tempos de ensino e da qualidade da educação.

A COSYDEP adverte de que, se esta situação persistir, pode enfraquecer os esforços em curso para estabilizar o sistema educativo e empreender a luta para realizar uma educação para todos e, sobretudo, de qualidade até 2015.

-0- PANA COU/TBM/MAR/DD 21Dezembro2010