Senegal constrói 45 centros de formação profissional
Dakar, Senegal (PANA) - O chefe de Estado senegalês, Macky Sall, decidiu quarta-feira criar um centro de formação profissional de “última geração”, em cada um dos 45 municípios do país, anuncia o comunicado do Conselho de Ministros transmitido à PANA, em Dakar.
Reiterando a sua vontade de desenvolver a formação profissional dos jovens, a fim de facilitar o seu acesso ao emprego, ele indicou que a construção de uma primeira etapa de 15 centros vai iniciar-se, a partir de janeiro de 2020.
Segundo o comunicado, o Presidente Sall pediu ao ministro da Formação Profissional para, em parceria com o seu colega da Cooperação, finalizar o dossiê de financiamento dos centros.
Ele destacou o imperativo de velar pela inserção socieconómica dos jovens diplomados dos centros de formação profissional cujos financiamentos são prioritários para a Delegação Geral do Empresariado Rápido das Mulheres e Jovens, acrescenta a mesma fonte.
Num discurso de investidura para o seu segundo mandato, a 2 de abril último, o Presidente senegalês afirmou que a luta contra o desemprego dos jovens continuará a estar no centro das prioridades do seu segundo mandato.
Ele também prometeu continuar a reforma do sistema educativo a fim de ele abrir cada vez mais a possibilidade para a formação profissional.
Por outro lado, o Presidente Sall lembrou ao Governo "a prioridade fundamental" que ele atribui ao desenvolvimento do setor privado e ao seu reforço dinâmico, para modernizar a economia nacional a fim de a tornar mais competitiva.
O chefe de Estado senegalês pediu aos ministros envolvidos para velar pela regulação excelente dos mercados, dos setores e das atividades económicas.
"Ele assinalou, além disso, a importância do acompanhamento permanente da aplicação das regras de concorrência e da execução de ações significativas de melhoria da competitividade e da atratividade da nossa economia", lê-se no comunicado.
-0- PANA AAS/IS/SOC/FK/IZ 10out2019