Agência Panafricana de Notícias

Senegal condena ataques perpetrados contra capital iraniana

Dakar, Senegal (PANA) - O Governo do Senegal condenou "com veemência” quinta-feira os ataques perpetrados um dia antes em Téhéran, a capital do Irão, sublinhando “a imperiosa necessidade duma ação concertada e global” para combater o terrorismo.

"O Governo do Senegal condena com veemência os ataques terroristas perpetrados quarta-feira, 7 de junho de 2017, contra um mausoléu (do imame Khomeini) e do Parlamento iraniano", anuncia um comunicado publicado esta quinta-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Senegaleses do Exterior.

Os atentados reivindicados pela organização do Estado Islâmico (EI) fizeram pelo menos 13 mortos e vários feridos, indica-se.

« Estes ataques criminosos lembram de novo a imperiosa necessidade duma ação concertada e global da comunidade internacional para fazer face ao terrorismo e ao extremismo violento », acrescenta o comunicado.

Por outro lado, o Governo do Senegal convocou quarta-feira o seu embaixador no Qatar para consultas na sequência da rutura das relações diplomáticas entre este país e alguns dos seus vizinhos, dos quais a Árabia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Barhein, que o acusam de financiar organizações terroristas.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Senegaleses do Exterior, o Governo está a acompanhar com "muita preocupação" a situação em curso na região do Golfo Pérsico.

-0- PANA AAS/BEH/FK/DD 9junho2017