Agência Panafricana de Notícias

Senegal comemora 10º aniversário de morte de Leópold Senghor

Dakar, Senegal (PANA) – Uma série de manifestações serão organizadas para comemorar o 10º aniversário da morte do primeiro Presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor, ocorrida a 20 de dezembro de 2011, anuncia um comunicado da fundação com o seu nome.

Segundo o comunicado, as manifestações vão começar a 9 de dezembro na Universidade Gaston Berger de Saint-Louis, a cerca de 270 quilómetros a norte de Dakar, por uma conferência de dois dias sobre o tema : « Razão Intuitiva e Razão Discursiva de Senghor », animada pelo Doutor Aloyse-Raymond Ndiaye.

Elas terminarão a 8 de janeiro e compreendem, nomeadamente, um concerto de homenagem à defunta cantora tradicional de Senghor, Yandé Codou Sène, uma noite de gala, orações diante do seu túmulo e duas missas.

Leópold Sédar Senghor, Presidente da República do Senegal de 1960 a 1980, nasceu em 1906 em Joal, a cerca de 80 quilómetros a sul de Dakar.

Agregado de gramática, poeta, homem de cultura e antigo membro da Academia Francesa, ele é o iniciador do primeiro Festival Mundial das Artes Negras que decorreu em 1966 no Senegal.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/TON 27out2011