Agência Panafricana de Notícias

Senegal baixa preços de produtos básicos alimentares

Dakar- Senegal (PANA) -- O ministro senegalês do Comércio, Mamadou Diop "Decroix", anunciou, quarta-feira, uma baixa dos preços de diversos produtos básicos alimentares, entre os quais o pão, o arroz, o leite e o óleo.
Durante uma conferência de imprensa animada em Dakar, Diop precisou que esta baixa se segue à tendência decrescente no mercado internacional, explicando que a análise do mercado mundial permitiu ao seu Departamento criar disposições que permitem tirar proveito da melhoria do mercado internacional.
O governante senegalês indicou que reuniões sectoriais consagradas ao leite, arroz, óleo, ferro, cimento armado, ao transporte público foram realizadas para axaminar com os diferentes protagonistas de cada sector as modalidades de repercussão da baixa dos preços mundiais nos preços internos.
Assim, depois da redução do preço do barril do petróleo abaixo dos 45 dólares e do frete, os preços do trigo, do óleo de soja bem como o do leite em pó sofreram também uma baixa, justificou Diop.
Novos preços são doravante aplicados aos combustíveis onde uma baixa de menos 309 Fcfa (0,63 dólar americano) por litro foi aplicada para o gasóleo que custava em Agosto último 813 francos CFA (1,68 dólar americano) o litro.
A gasolina regista uma redução de 270 FCFA (0,56 dólar americano) o litro, enquanto o gasóleo sofreu uma queda de 335 FCFA (quase 0,70 dólar americano) o litro.
O arroz comum consumido por 80 por cento das famílias senegalesas baixou igualmente de 100 FCFA (0,20 dólar americano) para 40 FCFA (0,08 dólar americano) por quílo, segundo as variedades.
Relativamente ao leite em pó, uma baixa de 3 mil FCFA foi notada para o saco de 25 quilogramas contra 200 FCFA (0,41 dólar americano) a 300 FCFA (0,62 dólar americano) para os saquinhos de 400 e 500 gramas.
O preço da barra do pão registou igualmente uma baixa entre menos 15 FCFA e menos 25 FCFA segundo as regiões.
A baixa dos preços anunciada pelas autoridades senegalesas diz também respeito a outros produtos alimentares, tais como o óleo, a cebola, a batata assim como alguns produtos como o ferro de betão em que uma baixa de 33 mil FCFA (mais de 68 dólares americanos) é aplicada para a tonelada, enquanto uma baixa de mil FCFA (2,07 dólares americanos) é aplicada para a tonelada de cimento.
O ministro do comércio que anunciou a entrada em vigor destes novos preços logo no sábado passado, 10 de Janeiro, indicou que o Governo "fará tudo para aplicar estes preços", anunciando a existência de um número verde que os consumidores poderão usar para denunciar os comerciantes que não aplicarem as novas tabelas.