Agência Panafricana de Notícias

Senegal aumenta em 10% imposto sobre tabaco e álcool

Dakar- Senegal (PANA) -- A Assembleia Nacional do Senegal votou, quarta-feira, uma lei que aumenta para 40 por cento o imposto sobre o tabaco e bebidas alcoólicas contra os anteriores 30 por cento, noticiaram quinta-feira vários títulos da imprensa local.
O imposto de 40 por cento é o máximo autorizado pela lei comunitária da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), explicou o ministro senegalês da Economia e Finanças, Abdoulaye Diop, que defendeu o projecto de lei diante dos parlamentares.
No momento da votação, vários deputados intervieram para denunciar o aumento do consumo do álcool e do tabaco no país que, disseram, constitui "uma preocupação maior" devido às suas graves consequências sobre a saúde das populações e ao custo elevado das assistências sanitárias e sociais.
Segundo Diop, a nova lei visa reforçar o dispositivo de luta contra o tabagismo e o alcoolismo, acrescentando que as antigas medidas fiscais revelaram-se dum impacto pouco significativo contra o uso imoderado do tabaco e das bebidas alcoólicas.
Além do tabaco e do álcool, o Governo senegalês aumentou também em 2,5 por cento o imposto sobre os preços dos perfumes que passa doravante para 12,5 contra os anteriores 10 por cento.