Senegal assinala oito novos óbitos ligados ao coronavírus
Dakar, Senegal (PANA) - O Ministério da Saúde e Ação Social anunciou, nesta sexta-feira, durante o seu briefing diário com a imprensa, oito novos óbitos ligados ao coronavírus (covid-19), ou seja, um somatório de 446 casos, desde o aparecimento da pandemia no país, a 02 de março último.
O Ministério anunciou também 296 novos casos de coronavírus, confirmados por testes realizados em duas mil 270 amostras, ou seja, 154 casos contatos seguidos e 142 resultantes da transmissão comunitária.
Além disso, 131 novos pacientes foram declarados negativos e curados, de acordo com a fonte.
O Ministério da Saúde reportou igualmente dois mil 209 pacientes ainda em tratamento, incluindo 34 em estado grave, necessitando de cuidados nos serviços de reanimação.
Desde o início da pandemia, o Senegal registou 20 mil 672 casos de coronavírus, dos quais 18 mil 16 curados.
Ao apelo do Presidente Macky Sall, as máscaras faciais reapareceram, mas as medidas relativas ao distanciamento físico e a proibição de reuniões, especialmente as privadas, não estão a ser por assim dizer, acatadas.
Pior ainda, o recolher obrigatório parcial decretado das 21 às cinco horas de manhão nas regiões de Dakar e Thiès, a 70 quilómetros a leste da primeira, é abertamente contestado e transgredido, às vezes com violência, por jovens que não hesitam em enfrentar as forças da ordem.
A imprensa local repetiu cenas dignas da "intifada de Dakar" e nos seus subúrbios, com jovens a desafiarem agentes de polícia queimando pneus, ao passo que estes respondem com gás lacrimogéneo.
Várias detenções foram feitas pela Polícia e pela Gendarmaria, com a colaboração do Exército.
-0- PANA JSG/MAR/DD 8janeiro2021