Agência Panafricana de Notícias

Senegal assinala 11 novos óbitos devidos à covid-19

Dakar, Senegal (PANA)  - O Senegal registou, terça-feira, 10 novos óbitos ligados ao coronavírus (covid-19), totalizando 546, desde o  surto da pandemia o país, a 02 de março de 2020, anunciou, nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde e Ação Social.

No seu briefing diário com a imprensa, o Ministério informou que o país acumulou 31 mortes nas últimas 72 horas, apesar do endurecimento das medidas adotadas pelas autoridades governamentais, nomeadamente o Estado de emergência  e um recolher obrigatório parciais, decretados, a 06 de janeiro último, e caducados segunda-feira última, 17 do corrente.

Estas medidas foram reconduzidas terça-feira, 18, por oito dias, nas províncias de Dakar e Thiès, a 70 quilómetros a leste da primeira, sendo ambas  epicentros da pandemia.

Desde terça-feira última, o Estado de emergência foi substituído por um Estado de catástrofe sanitária, na sequência da adoção, segunda-feira, pela Assembleia Nacional, de um novo regime jurídico de gestão de catástrofes naturais e sanitárias.

O Ministério da Saúde indicou igualmente que, em mil 380 testes realizados, 250 deram resultados positivos ao coronavírus, sendo 76 contactos de pacientes sob controlo médico e 174 resultantes da contaminação comunitária.

Além disso, 199 pacientes testaram negativos e foram declarados curados, de acordo com a fonte, que assinalou, no entanto, três mil 365 doentes em tratamento, dos quais 46 casos graves sob observação nos serviços de reanimação.

Até à data, o Senegal totalizou 23 mil 642 casos confirmados de coronavírus, incluindo 19 mil 730 curados.

-0-PANA JSG/FK/DD 20jan2021