Senegal assina acordo de financiamento de €27,85 milhões
Dakar, Senegal (PANA) – O Senegal e o Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) assinaram, na Arábia Saudita, um acordo de financiamento de 27,85 milhões de euros destinados a um projeto de transformação agroindustrial, em três províncias do sul do país, refere um comunicado oficial transmitido quarta-feira à PANA.
O BID compromete-se a conceder ao Senegal quase um terço do financiamento global do projeto avaliado em 80 milhões 290 mil euros.
O acordo foi rubricado pelo ministro senegalês da Economia, Planeamento e Cooperação, Amadou Hott, e pelo presidente do BID, Bandar Hajjar.
O projeto, que será executado durante cinco anos, beneficiará igualmente de um cofinanciamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) com 43 milhões 100 mil euros.
O resto do financiamento requerido, ou nove milhões 340 mil euros, será assegurado pelo Estado do Senegal.
Denominado "Agropole Sud", o projeto cobre as províncias de Ziguinchor, Sédhiou e Kolda e inscreve-se no quadro do Plano Senegal Emergente (PSE), relativo à transformação estrutural da economia e crescimento.
Tem por objetivo principal contribuir para a melhoria das condições de vida da população, graças à criação de valor acrescentado para os produtos agrícolas e ao aumento duradouro da produtividade dos setores agroindustriais prioritários, nomeadamente a manga e a castanha de cajú.
Visa também reforçar as capacidades dos atores da cadeia de valor para aumentar, de forma sustentável, a produtividade e melhorar o acesso aos mercados, aos conhecimentos, aos insumos e aos serviços.
Com a execução do projeto, pretende-se também reunir condições favoráveis para o investimento privado na transformação dos produtos agrícolas bem como no fornecimento de insumos e na prestação de serviços.
-0- PANA AAS/TBM/FK/IZ 26dez2019