Senegal apreende cocaína e metanfetamina da Guiné-Bissau
Dakar, Senegal (PANA) – As Alfândegas senegalesas anunciaram a apreensão quarta-feira de 5,05 quilogramas de cocaína e metanfetamina, sob forma de bolinhas dissimuladas em objeto de arte.
A operação foi efetuada pela Brigada de Turismo da Subdivisão das Alfândegas do Aeroporto Internacional Blaise Diagne de Diass, situado a 50 quilómetros a leste de Dakar, a capital senegalesa.
"Os objetos de arte foram transportados, a partir da Guiné-Bissau, sob capa de um envio expresso por uma empresa de frete por um voo da companhia Asky”, precisaram as Alfândegas num comunicado.
Segundo a nota, a pessoa que se apresentou para recuperar a mercadoria e o diretor da empresa de frete foram detidos e colocados em detenção preventiva, e foi aberto um inquérito para identificar o propretário da droga.
Desde o início do ano, as Alfândegas senegalesas fizeram várias detenções de droga, incluindo mil e 36 quilogramas de cocaína dissimulada em carros a bordo de dois navios provenientes do Brasil para Luanda, a capital de Angola.
Segundo o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime (ONUDC), a Guiné-Bissau, a Gâmbia e o Senegal tornaram-se em vias de passagem da droga proveniente da América do Sul com destino a África e à Europa Ocidental.
Os três países assinaram, em junho último, em Banjul, na Gâmbia, um memorando de entendimento para reforçar a sua cooperação policial e coordenar os seus esforços na luta contra o tráfico de droga e os crimes organizados.
Comprometeram-se a trocar informações, organizar sessões de formação comuns e patrulhas mistas ao longo das suas fronteiras.
-0- PANA AAS/JSG/FK/IZ 28nov2019