Agência Panafricana de Notícias

Senegal aplica reciprocidade de vistos

Dakar, Senegal (PANA) - O ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Madické Niang, anunciou em Dakar que o seu país vai brevemente aplicar a regra da reciprocidade aos países que pedem vistos aos seus cidadãos.

Falando terça-feira durante uma conferência de imprensa, ele declarou que esta medida visava permitir ao Senegal obter importantes recursos financeiros provenientes da concessão de vistos, instando aos países ocidentais a respeitar a dignidade dos seus compatriotas requerentes de vistos.

« É uma medida de reciprocidade em matéria diplomática, mas também uma questão de dignidade nacional », precisou Madické Niang.

« Numa altura em que Senegaleses têm cada vez mais dificuldade em ir para Europa, é completamente normal que o nosso país peça aos que desejarem vir dotar-se dum visto », acrescentou.

« Tendo em conta que os Senegaleses que vivem em condições muito difíceis são capazes de pagar dinheiro para os vistos, quanto mais as outras pessoas que são mais ricas », indicou.

Sublinhou que o Senegal é um país que necessita da reciprocidade dos vistos para obter importantes recursos.

O ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros afirmou que esta reciprocidade não terá repercussões negativas sobre o setor do turismo.

-0- PANA COU/AAS/MAR/TON 06abril2011