Agência Panafricana de Notícias

Senegal afasta Libéria e defronta Guiné-Conakry em eliminatórias do CHAN

Dakar, Senegal (PANA) – A equipa nacional local de futebol do Senegal qualificou-se, sábado, para a segunda fase das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CHAN), previsto para 2020, nos Camarões.

Derrotados (0-1) no jogo da primeira mão pelos “Lone Star” da Libéria, os “Leões” senegaleses treinados por Serigne Saliou Dia inverteram a tendência, no Estádio L.S.Senghor, ao impor-se por 3-0 por realizações na segunda parte do jogo de Jean-Louis B Faye,  Ousseynou Niang e de Abdoulaye Bâ.

Após esta qualificação, a equipa local do Senegal defrontará, em setembro próximo, a sua "besta negra", a Guiné-Conakry, para negociar a sua qualificação para a fase final.

Com efeito, o Senegal obteve a sua participação no primeiro CHAN, em 2009, na Côte d’Ivoire, mas esteve ausente dos dois últimos torneios, em 2016 e 2018, afastado pela Guiné-Conakry.

Na edição de 2014, o Senegal foi eliminado pela Mauritânia.

Assim, à exceção dos CHAN de 2018, na Côte d’Ivoire, e de 2011 no Sudão, com Joseph Koto  como treinador, o Senegal sempre esteve ausente da fase final deste “pequeno Campeonato Africano” que é disputado exclusivamente pelos jogadores que atuam nos campeonatos dos seus países.

-0-PANA BKN/BEH/FK/IZ 4ago2019