Agência Panafricana de Notícias

Senegal advoga ensino superior de distância de qualidade em África

Dakar- Senegal (PANA) -- O ministro senegalês do Ensino Segundário, Centros Universitários Regionais e Universidades, Moustapha Sourang, exortou, segunda-feira, os chefes de Estado africanos a interessarem- se pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o sucesso da Universidade Virtual Africana (UVA).
"As TIC facilitam a circulação de conhecimentos e de experiências e e isto permite realizar recomendações pertinentes da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) relativas à educação e à formação para todos durante toda a vida", disse o ministro senegalês que procedia à abertura de um atelier sobre o reforço das capacidades que marcou o fim de um sessão de formação destinada às universidades francófonas.
Segundo o reitor da UVA, Bakary Diallo, esta instituição pôde estabelecer uma rede de 53 estabelecimentos do ensino superior em 27 países francófonos, anglófonos e lusófonos desde a sua criação.
Diallo indicou que o apoio dos governos africanos e da União Africana são essenciais para inserir a UVA nas políticas nacionais, sub- regionais e regionais, sublinhando que a UVA vai igualmente apoiar a organização da conferência "E.
learning Africa" a decorrer no Senegal em Maio de 2009.
A UVA é uma organização intergovernamental baseada em Nairobi, no Quénia, e tem como missão aumentar de modo significativo o acesso ao ensino superior através das TIC.