Senegal adia para novembro reinício do campeonato de futebol
Dakar, Senegal (PANA) - A Federação Senegalesa de Futebol (FSF) decidiu adiar o reinício dos campeonatos nacionais de futebol para novembro de 2020, de acordo com a fórmula de play-off e play-down.
Esta é uma das nove medidas anunciadas num comunicado de imprensa emitido quarta-feira à tarde, após uma reunião do comité de emergência do organismo reitor do futebol nacional.
O conclave discutiu sobre as disposições a tomar para a continuação das competições federais da atual temporada, no contexto da pandemia do coronavírus (covid-19).
A FSF considerou inoportuno retomar as suas competições num futuro imediato, sobretudo que as autoridades senegalesas prorrogaram o Estado de Emergência.
Esta decisão foi tomada com base no relatório da Comissão Central Médica sobre as precauções a tomar com vista ao reinício dos treinos e competições.
Baseou-se igualmente num outro relatório técnico sobre os padrões de reinício dos diferentes campeonatos e sobre o impacto económico da covid-19 e os custos financeiros de um plano de recuperação pós-covid-19.
A FSF decidiu igualmente "prorrogar os contratos entre clubes, jogadores e treinadores, até ao final da segunda metade da temporada 2019 - 2020" e atribuir "a partir dos seus próprios fundos" aos clubes profissionais e amadores e a certos grupos associados afetados pela covid-19 "uma subvenção para fazer face às consequências da pandemia".
Na pendência do apoio do Estado, da FIFA e da CAF, a FSF decidiu também socorrer os 14 clubes da Primeira Liga (L1) à razão de cinco milhões de francos CFA por entidade, e os 14 da Segunda Liga (L2) 3,5 milhões de francos CFA.
Isto sem contar os montantes afetados a outras divisões e estruturas, como o ONCAV que gere as atividades de férias e a Associação dos Médicos Desportivos.
No total, serão liberados 282 milhões e 100 mil francos CFA, excluindo os honorários dos árbitros para a temporada atual, que serão pagos, a partir da semana próxima.
FSF, que anunciou há algumas semanas o cancelamento definitivo da Taça do Senegal e da Liga de Futebol devido à pandemia da covid-19, também decidiu quarta-feira designar os dois primeiros do campeonato desta época para representar o Senegal nas competições (de clubes) da CAF.
O futebol está num impasse no Senegal desde meados de março, quando os campeonatos de L1 e L2 tinham acabado de terminar o seu primeiro percurso da primeira mão e ainda faltavam 13 dias para a fase da segunda mão.
-0- PANA BKN/DIM/IZ 14maio2020