Agência Panafricana de Notícias

Senegal acolhe seminário sobre ameaças terroristas contra aviação civil

Paris, França (PANA) – Um seminário regional sobre a evolução das ameaças terroristas contra a aviação civil realiza-se esta sexta-feira em Dakar, sob a égide dos Governos francês e senegalês, anuncia um comunicado do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros publicado quinta-feira em Paris.

O seminário, que reunirá peritos de mais de 20 países africanos e de França, visa igualmente definir os dispositivos de riposta a estes males, indica a fonte.

O encontro de dois dias inscreve-se no quadro do Projeto de Apoio à Segurança da Aviação Civil em África (ASACA), lê-se no texto.

«Devido à interdependência dos países, a cooperação entre os Estados torna-se primordial para prevenir e reprimir eficazmente estes atos terroristas. Para acompanhar os seus parceiros africanos neste compromisso, França concebeu, financiou e animou o projeto ASACA, em parceria com 20 países da África Central, Oriental e Ocidental”, de acordo com o comunicado.

As ameaças terroristas contra aviões civis são tomadas à sério pelos serviços da segurança africanos e ocidentais que suspeitam grupos terroristas de se terem aproveitado da guerra na Líbia para desviar armas sofisticadas, das quais mísseis anti-aéreo.

O seminário regional de Dakar e outras componentes do projeto ASACA visam reforçar a segurança dos aeroportos africanos e a prevenção dos atos terroristas, melhorando a formação do pessoal das plataformas aeroportuárias, de acordo com o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.

O dispositivo de riposta a este flagelo prevê, por outro lado, que cada país africano envolvido no projeto ASACA criará um grupo de instrutores locais, capazes de manter no local um nível conveniente de competência do pessoal encarregue da segurança aeroportuária.

-0- PANA SEI/SSB/IBA/FK/DD 06julho2012