Agência Panafricana de Notícias

Senegal acolhe reunião sobre integração de bancos islâmicos na UEMOA

Dakar- Senegal (PANA) -- Uma reunião sobre a integração dos bancos islâmicos no espaço da União Económica Monetária Oeste-Africana (UEMOA) realiza-se segunda-feira em Dakar, soube-se de fonte oficial.
Segundo a directora da moeda e crédito no Ministério senegalês da Economia e Finanças, Oulimatou Diop, a lei islâmica, que preconiza a partilha de proveitos e perdas, faz dos bancos islâmicos uma alternativa aos princípios da finança convencional, sem contudo pôr em causa esta última.
Diop lançou um apelo ao Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) para facilitar a implantação da finança islâmica no espaço monetário oeste-africano.
Ela frisou que o Senegal, que acolhe o Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) desde 1983, aspira a tornar-se o país piloto dum futuro programa de implantação de bancos islâmicos.
Vão participar neste fórum ministros das Finanças dos países da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), bem como representantes de bancos e autoridades de regulação financeira.
Este fórum pretende, antes de tudo, instar as instituições financeiras dos países do Golfo a integrarem o mercado da UEMOA e ensinarem aos Governos e às instituições financeiras do espaço UEMOA alguns princípios islâmicos, nomeadamente a interdição da especulação e a percepção das taxas de juro.
O encontro realiza-se sob a égide do Instituto Africano da Finança Islâmica (IAFI) e do Ministério senegalês da Economia e Finanças,