Agência Panafricana de Notícias

Senegal acolhe exposição sobre produtos brasileiros

Dakar- Senegal (PANA) -- Uma exposição de produtos brasileiros no domínio do agro-negócios realizar-se-á de 09 a 10 de Junho em Dakar, sob a égide da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), indica um comunicado a que a PANA teve acesso segunda-feira.
A exposição, denominada "Brasil Agri-Soluções", contará com a participação de 25 grandes empresas brasileiras ligadas aos sectores do agroalimentar, da maquinaria, da tecnologia agrícola e dos biocombustíveis, indica a nota.
De acordo com a fonte, a exposição contribuirá para a busca de soluções inovadoras e audaciosas para fazer face a necessidades locais em África.
Segundo o presidente da Apex-Brasil, o Brasil está pronto para partilhar a sua experiência e o seu conhecimento com África que tem uma verdadeira potencialidade e que, por sua vez, pode desenvolver o seu sector agrícola e agro-industrial para garantir a sua soberania.
Dezasseis países africanos, dos quais o Benin, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Côte d'Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné-Conakry, a Guiné- Bissau, a Libéria, o Mali, a Mauritânia, o Níger, a Nigéria, o Senegal, a Serra Leoa e o Togo participarão nesta exposição.
À margem da ocorrência, realizar-se-á igualmente em Dakar um fórum Brasil-África Subsariana organizado pelo ministério brasileiro das Relações Exteriores, segundo o comunicado.
Este fórum será a oportunidade de apresentar a experiência brasileira em matéria de biocombustíveis, tecnologia informática e segurança alimentar, de acordo com a fonte.
O objectivo é trocar opiniões sobre as oportunidades em matéria de transferência de tecnologia do Brasil para África, prossegue a mesma fonte.
Paralelamente à exposição, uma missão ministerial brasileira liderada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Externo, Miguel Jorge, é esperada no Gana, no Senegal, na Nigéria e na Guiné Equatorial.
"Líder mundial em vários sectores do agro-negócios, o Brasil demonstrou as suas capacidades de produção e a sua experiência que já exporta para várias partes do mundo, incluindo em África", sublinha o comunicado.