Agência Panafricana de Notícias

Senegal acolhe ateliê sub-regional sobre normas agroalimentares na África Ocidental

Dakar, Senegal (PANA) – Um ateliê sub-regional de reforço de capacidades sobre o desenvolvimento das normas agroalimentares abriu terça-feira na capital senegalesa, Dakar, para os membros da rede das organizações camponesas e de produtores da África Ocidental, constatou a PANA no local.

Promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), este encontro constitui uma oportunidade que vem colmatar um vazio no setor agroalimentar, que "desempenha um papel primordial na economia tanto a nível da produção como da comercialização", segundo o diretor do gabinete do ministro senegalês do Comércio, Ismael Diop, que presidiu à cerimónia de abertura.

Diop afirmou que o setor enfrenta, neste momento, dificuldades ligadas à falta de certificação e ao acesso à informação sobre os mercados de exportação,nomeadamente sobre as medidas sanitárias e fitossanitárias em vigor.

Depois deste encontro, será criado um portal de informação sobre a rotulagem dos produtos agroalimentares para os consumidores e os produtores do espaço África-Caraíbas-Pacífico (ACP).

Com o apoio da União Europeia, a CNUCED criou esse portal (www.unctad.org/scp) no quadro da Programa «Todos ACP» relativo aos produtos de base agrícolas.

O objetivo é reforçar a transparência e a responsablização das initiativas e asserções de sustentabilidade para os produtos agrícolas e permitir assim aos produtores compreender e respeitar as normas e os padrões em curso no mercado europeu, disse na ocasião o representante da CNUCED, Amos Wama Taporaie.

Trata-se também de pôr à disposição dos cultivadores informações sobre a segurança alimentar nos mercados em relação ao seu produto e contribuir para uma melhor cooperação e comunicação entre todas as partes interessadas nos dóminios da normalização, da inspeção e da certificação.

-O- PANA COU/TBM/LBA/DIM/IZ 25maio2011