Agência Panafricana de Notícias

Senegal abre conta bancária para doações a favor de vítimas de inundações

Dakar, Senegal (PANA) - O Governo senegalês anunciou a abertura de uma conta bancária para receber contribuições voluntárias a favor das vítimas das últimas inundações no país.

Desde sábado, chuvas torrenciais abatem-se sobre Dakar e regiões do interior, ocasionando perdas em vidas humanas e consideráveis danos materiais.

Esta situação levou numerosas estruturas a mobilizar-se para ajudar às vítimas.

A Empresa Nacional de Telecomunicações (SONATEL) concedeu 120 milhões de francos CFA (240 mil dólares americanos) para permitir ao centro de saúde municipal Phillipe Maguilene Senghor, de Dakar, retomar as suas atividades e socorrer as famílias sinistradas.

Por seu lado, alguns transitários ofereceram oito milhões de francos CFA (16 mil dólares americanos) para contribuir para o impulso de solidariedade nacional para com as vítimas das inundações.

Entre sábado e domingo, 161 mm de chuvas foram registados em Dakar, 135 mm em Touba, 88 mm em Rufisque (oeste) e 144 mm na zona de Fatick (centro).

Várias pessoas perderam a vida domingo, por afogamento ou após desabamento de edifícios.

Esta situação obrigou as autoridades a lançar, domingo à noite, o Plano de Organização de Socorros (ORSEC) para ajudar os sinistrados.

A 14 de agosto, nove pessoas, incluindo um bebé, morreram em Dakar, na sequência do desabamento de paredes ou por afogamento.

A Meteorologia nacional indicou que as chuvas iriam continuar até meados de setembro deste ano

-0- PANA SIL/JSG/MAR/IZ 30ago2012