Agência Panafricana de Notícias

Senega baixa preços de géneros alimentícios

Dakar, Senegal (PANA) – O Governo senegalês decidiu diminuir os preços de alguns géneros de primeira necessidade para fazer face à crise mundial, noticiou a imprensa local citando o diretor do Comércio Interno, El Hadj Alioune Diouf.

Diouf, citado pela emissora privada Radio Futurs Médias (RFM), disse à margem duma reunião do Conselho Nacional do Consumo que "para fazer face à situação, decidimos o bloqueio e a redução dos preços de produtos como o leite, a cebola e o tomate".

"Propusemos que os géneros de consumo estejam no regime da homologação dos preços. Os serviços competentes vão efetuar no fim-de-semana uma operação de supervisão para fazer respeitar no terreno a aplicação normal dos preços fixados", afirmou.

À margem da mesma reunião, o ministro do Comércio, Amadou Niang, declarou que o Governo iria « voltar ao regime liberal dos preços em vigor desde 1994, através de medidas que visam administrá-los » e, segundo ele, esta decisão é importante para os consumidores.

« Dentro de alguns dias, o preço do arroz local será fixado. Vamos fixar preços muito baixos », disse Niang, acrescentando que « as dificuldades notadas no abastecimento do açúcar se explicam pelas especulações ».

Segundo o Governo, uma decisão sobre os preços que estarão doravante em vigor será divulgada sexta-feira.

-0- PANA SIL/TBM/SOC/MAR/TON 03fev2011