Agência Panafricana de Notícias

Senador e opositor mauritano a contas com justiça posto em liberdade em Nouakchott

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Um senador e opositor mauritano, colocado em detenção provisória quinta-feira última, por ter ocasionado um acidente de viação mortal, segundo um processo de flagrante delito, foi liberto quarta-feira última, anunciou no mesmo dia a Procuradoria Geral junto do Tribunal Supremo da Mauritância.

O acidente ocorreu na estrada de Rosso, a 200 quilómetros ao sul de Nouakchott, resultou na morte de uma mulher grávida e no ferimento de uma outra, de acordo com a fonte.

A soltura do senador Mohamed Ould Ghadda segue-se a um decreto do ministério da Justiça, a pedido do Senado, em conformidade com o artigo 50 da Constituição mauritana.

O ministério público recorreu à Câmara Criminal do Tribunal de Rosso com vista a soltura de Ould Ghadda, de acordo com o artigo 27 do Código Processual Penal.

O senador em causa é um dos opositores mais virulentos a um projeto de revisão constitucional defendida pelo chefe de Estado mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz.

A sua captura, mesmo em harmonia com o processo do flagrante delito, está na origem de uma forte polémica entre a sua defesa, que denuncia uma "instrumentalização da justiça contra um adversário político", e a Procuradoria Geral, que justifica esta medida pela "suspensão da imunidade" deste último.

-0- PANA SAS/JSG/DD 18maio2017