Agência Panafricana de Notícias

Senado nigeriano ordena inquérito sobre suposta cessão de território a Camarões

Abuja, Nigéria (PANA) - O Senado nigeriano deu mandato ao seu comité sobre os assuntos do Estado e Governo local para investigar sobre supostas tentativas por agências sob a tutela do poder executivo de ceder partes do Estado de Cross River, na Nigéria, aos Camarões.

Ao adotar uma moção patrocinada pelo senador Victor Ndoma-Egba, a câmara alta do Parlamento, exortou terça-feira o comité a levar a cabo « um inquérito completo e submeter um relatório pormenorizado dentro de três semanas para ações legislativas apropriadas ».

Ndoma-Egba, que representa o distrito senatorial central de Cross River, uma parte das zonas supostas terem sido cedidas aos Camarões, lançou um apelo ao Senado que o Governo garanta uma supervisão mais eficaz dos exercícios de demarcação da fronteira em curso para prevenir que o país perca partes do seu território.

Mas, o presidente do Senado, David Mark, precipitou-se para aconselhar que um inquérito claro seja realizado para identificar e determinar os problema antes da tomada duma posição sobre a questão.

-0- PANA MON/VAO/MTA/TBM/SOC/FK/TON 02julho2014