Brazzaville, Congo (PANA) - Um semanário privado, "Le Nouveau Regard", está proibido de funcionarem desde sexta-feira, por ter publicado um artigo difamatório contra uma autoridade, anunciou a Rádio Pública Congolesa.
"Será que persistem suspeitas de um golpe de Estado? O Coronel Gervais Akouangue, Comandante da Guarda Republicana, foi exonerado!" é o título deste artigo publicado na página 4 da edição n.º 245 deste semanário, referente a 11 de maio último, segundo a fonte.
Reagindo, o Conselho para a Liberdade de Comunicação (CSLC) criticou, sexta-feira, o "Le Nouveau Regard" (Novo Olhar), proibindo-o de publicar.
Este artigo, de acordo com uma deliberação do CSLS, é difamatório, conforme a lei de 12 de novembro de 2001, relativa à liberdade de informação e de comunicação de imprensa, no artigo 95.º.
Para a deliberação, o diretor de publicação do "Le Nouveau Regard " reconheceu a sua responsabilidade após audição, a 25 de maio último, pelo Conselho, alegando ter sido induzido em erro pela sua fonte.
Consequentemente, ele pediu desculpas ao comandante da Guarda Republicana, vítima do artigo em causa.
-0- PANA MB/DIM/DD 05junho2020