Selecionador de futebol de Cabo Verde realiza estágio no Barcelona FC
Praia, Cabo Verde (PANA) - O selecionador nacional de futebol de Cabo Verde, Pedro ‘Bubista’ Brito, viaja esta terça-feira, 03, para a Espanha, para um estágio de uma semana no Barcelona FC, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte desportiva.
Conforme nota da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), o estágio insere-se no âmbito de um programa de aperfeiçoamento das competências da nova equipa técnica e inclui sessões de trabalho com o departamento técnico e físico, departamento médico, para além das áreas de metodologia e treinamento.
No regresso, diz a FCF, Bubista vai aproveitar uma curta estada em Lisboa (Portugal) para se encontrar com alguns jogadores da selecção cabo-verdiana de futebol.
Bubista foi anunciado como o novo selecionador de Cabo Verde, em finais do passado mês de janeiro, substituindo o português Rui Águas que pediu dispensa do cargo à FCF para abraçar um novo projeto no Brasil, na equipa técnica do Santos, liderado pelo seu compatriota Jesualdo Ferreira.
No currículo do novo selecionador cabo-verdiano, que já integrou anteriormente a equipa técnica dos chamados Tubarões Azuis como adjunto do português João de Deus e do cabo-verdiano Lúcio Antunes, constam um curso de Licença C da CAF, um outro de treinador ministrado pela FIFA e FCF, além de um outro curso de coordenador técnico em Portugal.
A nova equipa técnica, liderada pelo Bubista, começa a sua tarefa numa altura em que a seleção cabo-verdiana está a disputar a qualificação para a CAN2021.
Apesar de atualmente ocupar o terceiro lugar do Grupo F, com dois pontos, menos dois que os Camarões e Moçambique, o combinado cabo-verdiano ainda pode chegar à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), dependendo apenas de si para conseguir esse objetivo.
Nos quatro jogos que ainda faltam disputar, Cabo Verde irá receber (agosto de 2020) e visitar (setembro 2020) Rwanda. Depois recebe os Camarões (outubro 2020) e por fim visita Moçambique (novembro 2020).
Os Camarões, por ser o país organizador da prova, já está qualificado, pelo que com mais uma vaga em disputa no Grupo F, Cabo Verde, se vencer todos os jogos em falta, deve ainda garantir a classificação para a fase final do CAN 2021.
Pode ainda acontecer que, se vencer os dois jogos frente ao Rwanda e Moçambique, perder pontos em ambos os jogos frente aos Camarões, ou pelo menos num deles, os Tubarões Azuis tomam a dianteira na disputa dessa vaga.
No entanto, a vitória no jogo em casa, frente aos Camarões, será determinante para os que a seleção cabo-verdiana marcar presença, pela terceira vez, numa fase final do Campeonato Africano das Nações em futebol.
-0- PANA CS/IZ 03março2020