Agência Panafricana de Notícias

Selecionador cabo-verdiano treina Progresso do Sambizanga em Angola

Praia, Cabo Verde (PANA) - O técnico da seleção cabo-verdiana de futebol, Lúcio Antunes, confirmou o convite recebido para treinar o Progresso do Sambizanga, de Angola, mas garantiu não ter ainda assumido nenhum compromisso com a direção do clube angolano, apurou a PANA de fonte desportiva na cidade da Praia.

Lúcio Antunes terminou em março passado o contrato que o ligava à Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) mas, desde então, continuou a treinar a seleção em regime de colaboração.

Ele indicou ter-se encontrado, quinta-feira passada, na cidade da Praia, com o presidente do clube angolano, Paixão Júnior, que lhe apresentou o projeto que pretende implementar no Progresso do Sambizanga e que passa pela conquista da Taça de Angola e colocar a equipa entre os cinco primeiros do campeonato angolano da Primeira Divisão, o Girabola.

Com base em informações divulgadas pelo Jornal dos Desportos de Angola, diversos órgãos da imprensa cabo-verdiana têm dado como certa a ida de Lúcio Antunes para Angola, depois de ter assinado um contrato válido por duas épocas com a formação do Progresso do Sambizanga.

O presidente do clube angolano é citado como tendo garantido, no seu regresso a Luanda, depois dos contactos com Lúcio Antunes, que o técnico está satisfeito com este novo desafio e que tudo vai fazer para concretizar os objetivos traçados pela direção do Progresso do Sambizanga.

Lúcio Antunes, controlador aéreo de profissão, ocupava o cargo de selecionador dos “Tubarões Azuis” desde 2010, quando rendeu o português João de Deus de quem já era adjunto.

Anteriormente, esteve à frente da seleção cabo-verdiana Sub-21 que conquistou a Medalha de Ouro nos Jogos da Lusofonia, realizados em Portugal, em julho de 2009.

Sob a sua liderança, Cabo Verde conseguiu êxitos nunca antes alcançados como a histórica qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2013, tendo também estado perto de colocar os “Tubarões Azuis” no Mundial Brasil’2014.

Quando Lúcio Antunes começou a orientar a seleção principal do arquipélago, Cabo Verde ocupava a 108ª posição do “ranking” da FIFA, estando atualmente no 42º posto, a sexta melhor seleção africana, ultrapassada apenas pela Côte d’Ivoire, pelo Gana, pela Argélia, pela Nigéria e pelo Mali.

Cabo Verde chegou inclusive a ocupar, ainda que por pouco tempo, a 31ª posição, a melhor posição de sempre neste “ranking” da FIFA, quando se qualificou para os “play-off” de apuramento para o Mundial Brasil’2014.

A equipa viria entretanto a ser afastada desta fase da competição, após a FIFA lhe ter atribuído uma derrota na secretaria por alegada utilização irregular de um jogador (Fernando Varela).

Caso se concretiza o seu ingresso no Progresso do Sambizanga, Lúcio Antunes vai encontrar no plantel do clube angolano internacionais cabo-verdianos como Vozinha e Calú.

-0- PANA CS/IZ 27nov2013