Agência Panafricana de Notícias

Selecção da Côte d'Ivoire partilha sucesso com similar da Tanzânia

Dar es Salaam- Tanzânia (PANA) -- Embora a equipa nacional tanzaniana dos Taïfa Stars não consiga bater a sua similar da Côte d'Ivoire (os Elefantes) no jgoo amistoso que os opôs segunda-feira em Dar es Salaam, à Tanzânia ganhou pelo menos um reconhecimento internacional no mundo do futebol devido a este jogo.
Segundo o Presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, a presença no seu país da equipa nacional ivoiriense para efectuar jogos de preparação do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2010 a iniciar-se domingo próximo em Angola, contribuiu muito para a promoção do futebol tanzaniano no mundo.
Num discurso pronunciado durante uma cerimónia em honra das equipas nacionais da Côte d'Ivoire, do Ruanda e da Tanzânia, quarta-feira, Kikwete indicou que a "grande equipa de futebol da Côte d'Ivoire, com os seus jogadores de classe mundial, permitiu ao futebol tanzaniano ser amplamente coberto pela imprensa desportiva internacional.
"Pela primeira vez, vi Sky Sport falar do futebol tanzaniano.
Era um evento desportivo maior.
Didier Drogba (o capitão dos Elefantes) é um grande nome do futebol.
Razão pela qual a imprensa estrangeira foi interessada, o que ajudou o nosso futebol a ocupar um lugar na cena internacional", regozijou-se o Presidente tanzaniano.
Além disso, Kikwete declarou ter apreciado que Didier Drogba mantivesse nesta cadeia declarações positivas sobre o futebol tanzaniano.
"Ele disse muito bem dos Taïfa Stars (Selecção tanzaniana) e eles tinham um futebol ofensivo e não só defensivo", disse Kikwete.
A Côte d'Ivoire, que venceu a Tanzânia por 1-0 durante o jogo amigável que os opôs, deve defrontar quinta-feira o Ruanda no National Stadium da Tanzânia.
Kikwete homenageou o seu homólogo ivoiriense, Laurent Gbagbo, e o presidente da Federação Ivoiriense de Futebol, Jacques Anouma, por ter escolhido a Tanzânia para acolher a preparação da sua equipa para a fase final do CAN.
Ele agradeceu igualmente o Ruanda por ter aceite disputar um jogo amistoso contra os Ivoirienses.
Zombando, o número tanzaniano declarou à equipa ruandesa: "Perdemos por 0-1 face a eles.
Tentem batê-los para o orgulho da África Oriental.
Fizemos tudo para obter pelo menos um empate mas Didier era formidável.
.
.
e ele marcou".
Kikwete entregou aos jogadores ivoirienses camisolas da equipa tanzaniana como lembrança, ao qualificá-los de "melhor equipa africana".
Exprimindo a sua gratidão pela hospitalidade concedida à sua equipa e aos colaboradores, Anouma (capitão dos Elefantes) declarou: "Ficámos muito impressionados pelo povo da Tanzânia.
Instamos-o a rezar por nós e vamos voltar à Tanzânia se Deus quiser, se vencermos o troféu do CAN.
Embora goste delevar a taça à Côte d'Ivoire para começar antes de voltar aqui para subir o Monte Kilimanjaro manejando-o".