Agência Panafricana de Notícias

Seleção de futebol de São Vicente vence Taça Independência em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção de futebol de São Vicente venceu, domingo, o torneio inter-ilhas de Cabo Verde, ao bater na final a sua similar da Boavista, por 1-0, em jogo disputado no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal, apurou a PANA de fonte desportiva.

Este torneio, organizado anualmente pela Federação Cabo-verdiana de Futebol, é disputada pelas seleções das nove ilhas habitadas do arquipélago.

Este ano a prova, que teve lugar na ilha do Sal, ficou marcada pela ausência da equipa representativa da ilha da Brava que, à ultima da hora, não pôde comparecer por dificuldades de transporte para o local onde se realizou o torneio.

A final da prova contou com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que fez a entrega do troféu da Taça Independência à equipa de São Vicente.

O presidente da FCF, Victor Osório, fez um balanço positivo deste torneio Inter-ilhas, este ano, enquadrado nas celebrações do 40º aniversário da Independência de Cabo Verde.

“Devemos ter provas desta natureza para que os nossos rapazes possam mostrar o seu futebol. O balanço é positivo, houve uma boa organização (…) acho que estamos todos de parabéns”, frisou.

Também a ministra da Educação e do Desporto, Fernanda Marques, que assistiu à partida final, disse que foi um “excelente campeonato”, que faz jus ao nome, isto é, à Taça Independência.

A final da prova ficou marcada pela entraga dos prémios individuais de Melhor Árbitro (Anacleto do Rosário, Ilha do Sal), Melhor Treinador (Bassana, São Vicente), Melhor Marcador (Djony - três golos, São Vicente), Melhor Guarda-redes (Toll, São Vicente), Melhor Jogador (Dukinha, Fair- Play, Seleção Boa Vista).

O treinador da seleção da Ilha de São Vicente de Futebol, Bassana, considerado o melhor treinador da Taça Independência, ganhou também uma bolsa para fazer um curso de Nível 1 na Alemanha, a decorrer de 07 a 23 de setembro próximo.

A vaga, segundo uma nota da FCF, foi atribuída pela Federação de Futebol da Renânia, uma das federações sub-regionais da Federação de Futebol da Alemanha (DFB).

Jorge Crato Monteiro (Bassana), que abandonou a carreira em 1989, altura em que era o jogador cabo-verdiano com mais internacionalizações, é professor de Educação Física na Escola Jorge Barbosa e treinador do Farense de Fonte Filipe, da 2ª Divisão, na sua ilha São Vicente.

A federação alemã disponibilizou também uma bolsa ao treinador campeão nacional pelo Mindelense, Rui Alberto Leite.

-0- PANA CS/IZ 10ago2015